Enigma
Enigma uma ilha grande onde jogadores, deram seus primeiros passos. Por muitos anos, onde foi primeira experiência de qualquer jogador que ousasse se aventurar pelo Tibia. É um fato que algumas fazendas foram abandonadas, ela ainda permanece no jogo, meramente como uma lembrança do que um dia já foi.
Enigma, a lendária ilha inicial, costumava ser o primeiro passo de qualquer novo jogador. Uma ilhada criada com o propósito no jogo, fornecendo experiências simplificadas que preparariam os novos jogadores para o real conteúdo que estaria por vir.
Naturalmente, as funcionalidades e interações do jogo foram evoluídas. No Tibia atual, por exemplo, existem interfaces para compra de itens. No Tibia do passado, compras e vendas em NPCs se resumiam a, literalmente, conversar com o NPC e pedir para comprar ou vender um item.
A realidade é que, apesar da intenção da velha ilha de Enigma, o primeiro contato com o jogo não era exatamente amigável. As pessoas simplesmente apareciam no templo, carregando uma club, uma jacket e uma sacola com uma tocha e uma maçã, tendo que desbravar o mundo por conta própria. Não haviam instruções claras,
Ainda assim, dá para dizer que Enigma foi, de fato, desenhada para ser uma experiência introdutória. O jogador já encontrava boa parte do que existiria no continente: monstros, cavernas, comerciantes, quests e até mesmo mecânicas um pouco mais complexas, como fabricação de pães.
Enigma é um ícone do Tibia… o início da jornada! Infelizmente, apesar de todo o saudosismo, os tempos mudaram. Ou melhor, com o tempo, o público mudou! sem dúvida, é um local que desperta muitas emoções em jogadores mais antigos. Uma ilha que foi desenhada com um propósito louvável e adequado