Autoridades de
Venore colocam um grande esforço para suprimir as vozes que afirmam que o Marsh Stalker é um produto de projetos de melhoramento magicamente forçados de alguns barões do comércio. Mesmo que os Marsh Stalker tenham sido criados de propósito, é difícil dizer agora qual intenção original por trás deste projeto poderia ter sido.
O Marsh Stalker é muito territorial, produz em grande número e tornou-se um incômodo nas áreas onde ele pode ser encontrado. Seu pior hábito é causado por sua dieta, que consiste não só de plantas e insetos, mas também de fluidos de plantas e principalmente seiva da árvore, que obtém por picotagem aberto da casca com o seu forte bico.
Como regra geral, as árvores não sofrem um tratamento e são irreversivelmente danificadas ou mortas. Isso representa uma ameaça para todos os assentamentos que dependem de madeira, já que Marsh Stalkers são conhecidos por arruinar os bosques de certas áreas muito rapidamente se não for controlado. Pior ainda, o Marsh Stalker considera tudo o que vive um rival e tenta afastá-lo usando seu forte bico e as garras afiadas. Como é incapaz de perceber que suas táticas de intimidação não funcionam, isso pode levar a uma briga horrível até o amargo fim.
Ainda assim, algumas pessoas gostam das penas do Marsh Stalker como material para confecção e a carne do Marsh Stalker é considerada uma iguaria em certas áreas. Ironicamente, quase exclusivamente em áreas onde o Marsh Stalker não é conhecido como um perigo para a segurança e muito raro. Algumas arenas subterrâneas criam Marsh Stalkers para brigas de gaiola, mas criá-los é um processo complicado que toma um monte de tempo e esforço, e assim, essas lutas são muito raras. As tentativas de treinar as agressivas aves de alguma forma não se encontrou com nenhum sucesso notável ainda. Caça e campanhas constantes têm limitado a aparência do Marsh Stalker para áreas remotas, embora a besta parece relativamente adaptável.